política

Servidores da Fepagro fazem mobilização na Seapi

Por: Redação Valores Agro
24 de junho de 2026
Servidores da Fepagro fazem mobilização na Seapi

Mobilização em defesa dos servidores da Fepagro

Na terça-feira (23), um grupo de servidores da extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) reuniu-se na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. Eles foram recebidos pelo secretário Márcio Madalena e solicitaram uma agenda com o vice-governador Gabriel Souza para discutir a inclusão de 95 servidores do quadro da Fepagro na reestruturação das carreiras.

Segundo a Associação de Servidores das Ciências Agrárias do RS (Assagra), os servidores que permaneceram fora da reestruturação das carreiras enfrentam dificuldades financeiras, com salários abaixo do mínimo. Muitos deles acumulam defasagem salarial que supera 100%.

"Muitos colegas de nível fundamental recebem menos de um salário mínimo e acumulam defasagem salarial que supera o 100%. Nós estamos falando da vida profissional e pessoal destes servidores", suplica o presidente da Assagra, Paulo Henrique Souza da Silva.

Reconhecimento da legitimidade da pauta

A Seapi reconheceu a legitimidade da pauta da categoria e está mantendo diálogo no governo do Estado para encontrar alternativas para viabilizar as reivindicações. Segundo a pasta, existe um processo administrativo em tramitação referente à concessão da Gratificação de Estímulo à Defesa e ao Fomento Agropecuário (Gdefa).

No momento, está sendo avaliada a disponibilidade orçamentária necessária para a implementação do benefício, observadas as normas e os limites legais vigentes.

Política

Página 1

Nenhuma notícia encontrada nesta categoria.